O Bembé do Mercado é considerado o único candomblé de rua do mundo, manifestação cultual e religiosa, tendo início em 1889 por iniciativa de João de Obá e seus filhos-de-santo. Atualmente é reconhecido como Patrimônio Imaterial do Estado da Bahia pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC) e do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
Reúne anualmente milhares de adeptos das religiões de matriz africana do Recôncavo Baiano, bem como turistas de todo o Brasil e também de outros países.
Nossa principal bandeira e a preservação das tradições e costumes das religiões de matriz africana em Santo Amaro-BA, bem como o combate ao racismo e a intolerância religiosa, promovendo ações de proteção, salvaguarda e sustentabilidade da comunidade e também dos detentores.
O Bembé do Mercado se organiza por meio de uma associação de direito privado, sem fins lucrativos, composta por mais de 60 terreiros de candomblé presentes na cidade de Santo Amaro - BA. É administrado por uma diretoria colegiada, assistida por um Conselho Fiscal e um Conselho Gestor (composto por membros indicados pelos principais órgãos governamentais e da sociedade civil que possuem relação com o bem registrado).